terça-feira, dezembro 06, 2011






                       

  POIS É : Este Blog não está no menu dos meus Blogs.
                            Estava invisível e resolvi coloca-lo no ar: 

http://maltadoclovis.blogspot.com/ 



POIS NÃO É?
Não gosto de conviver com a foto -imposta - pelo poder- do Crítico de Arte Jacob Klintowitz. Nesta tomada de idéias visuais relacionadas pela INTERNET. Peço que o Google retire-a porque esta imagem está me incomodando, e, o assunto, não está resolvido. Trata-se de bullying ? http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying>>>> Porque o "amigão," já me deixou muito mal diante da minha própria familia; a do do meu primo, mestre e amigo Abelardo Zaluar. Fora isto, em outros tempos, tambem com humor mofino ( se acha genial ), quando se referia à mim e aos meus amigos, daqueles tempos ( 66/ 67/68/69), como alienados ou, idiotas...Época em que recebia"de presente dos cèus", uma bóia "para afogados pelo medo"...ser redator e ter uma participação direta na "Página De Artes Visuais", da então alquebrada "Tribuna da Imprensa "- Rio 1967/68/69- ( pós 64 , quando o Jornalista Hélio Fernandes ficou de castigo após publicar textos relacionando todas as empresas que se sucediam nas falências; ou, na "política de cobranças", do governo Castelo Branco). Ali, naquele momento, se instalava nossa Página De Arte; via Escolinha de Arte Girassol, já que fuiprofessor de arte da Sra. Rosinha Fernandes, e da jornalista TI, Gilka Serzedelo Machado. Com está ajuda foi criada, por minha iniciativa direta, a Página de Artes Visuais; mas não não foi só isso, como também sua colaboração( Jacob Klintowitz ) de redator, quase  "voando sobre os assuntos"....porque não conhecia ninguem do meio artístico ( e, que só algum tempo depois, "de promovido a crítico de arte", ficou conhecendo, a estética e os interessesparticulares de cada um dos artistas. Notadamente do "artista Roberto Morvan"). Mas ignorou os assuntos por mim delineados. Que, com interesse, continua ignorando; porque edita livros patrocinados, mas continua superficial em tudo. Principalmente com meu mundo, que não deseja ter qualquer contacto com sua imagem ou auto-afirmação de seu ser superior; principalmente, ao fazer gracinhaspela imprensa alternativa....ignorada.Tem a palavra, nosso google, e meu direito de editor livre. Tudo isto: da mesma maneira, que imaginam ter superado o Historiador de Arte "Marxista" Arnold Hauser. Encantamento e fuga precipitada; sobre nossa leitura e sua ética comum...consentida e ampliada, para com às mais diversas formas de arte. E, dos artistas, desaparecidos do nosso Rio de Janeiro- do Brasil- e da sua pena de louvores poéticos em transcurso varonil. Aloysio Emilio Zaluar; mergulhado na pobreza do portugues e da vida, mas ovacionado pela Espada De Luz, que nos guia....AZ RJ BR 25/4/2013 
( 1966/67/68? )

AL ZALU ( 850 ANOS DE HISTÓRIA )
SE FOI...FOI-SE
E MARTELO
PASSOU
OU VAMOS TER CENSURAS?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Hauser

Morto Estou
"Morrido" ficarei, com este texto ingênuo, naif, de brasileiro sacana alertando o futuro do Rio+171
Que tom mal intencionado é este, de relacionar a "queda do mundo socialista", ou seja: do Império  Comunista, de decadas atrás, com as conquistas permanentes do marxismo, na cultura e na ciência, como um todo, permanentemente....Ainda estão com medo do fantasmas da Guerra Fria? Pois é: o Império caiu, mas a força da velha argumentação ( O CAPITAL ) continua de pé. E caiu, porque realmente conseguiu abolir o capitalismo da nova-velha organização social, mas, que, infelizmente, não pode prescindir do vil capital; como eu, e a maioria dos seres desumanos unidos pela MAIS VALIA___ http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia . Este foi um papo de meu orientador marxista, o amigo Sergio Moraes ; aquele que entrou numa de me apontar com medinhos dos "gorilas chilenos". Azular sim; "ficar lá, batendo palmas pra maluco dançar...não mesmo".
Mas o fato é que: O Capital, de Marx, a idéia do comunismo com suas conquistas sociais e culturais , jamais poderão ser abolidas do mundo contemporâneo; que estão inseridas no cinema, na pintura, no desenho, na literatura e na estética; de forma definitiva e incisiva. Só não convenceu aquelas ( 65%) criaturas norte-americanas, que não aceitam Darwin; e, sua Teoria Ciêntifica: Da Evolução das Espécies. Preferem a costeleta de Adão. Um novo e obscuro perigo político? Uma nova arrogância racial narcisista, de poderes com guerras cirúrgicas pela televisão?Em tempo real? Ou uma questão de show pirotécno, das velhas questões religiosas mal resolvidas sobre o fundo abismal dos tais combustíveis fósseis? Buracos Negros à chupar qualquer possibilidade de entendimento, amor humano e paz duradoura?. EU?

"MORRI; E ESTOU NO MUNDO PARALELO"


http://www.estudantedefilosofia.com.br/filosofos.php







Video dos 50 anos do Mestre Russo de Caxias

Clube Carioca _Rua Jardim Botânico
Desculpem o atraso, mas serve para comemorar antecipadamente os 40 Anos da Roda Livre de Capoeira de Caxias. Enfim: só tem Bambas da capoeiragem. E mais: AZ e Trajano  WPI ( FILMES ) Rj BR 13 /4/2013





Reunimos na época algumas imagens qualitativas para ilustrar nossas propostas. (AZ - Bernardo Alevato - Renata Valente)


http://www.youtube.com/watch?v=k4flroOyPYI&feature=related




DESENHOS: CARIBÉ - FOTOS: PAULO SCHETTINO E OUTROS









Rio de Janeiro, 1999


AQUI
















O NOVO
Novidades não faltam, principalmente com nossa inserção no Facebook. Gente, do outro lado do mundo acostumada ao direcionamento empresarial oportuno, se juntam agora através do meu Mural. Coisa normal.... Primeiro: uma marchand, "manjada" por aqui e minha amiga_ talves_ ; mas que já me descartou por estar de olho no mundo dos altos negócios Brasil - Suiça; mesmo assim, sem mesmo conhecer, se junta no meu Facebook, com um amigo do Rio....facinho né. Fui o último a saber, mas já no paredão. Aquele papo de só ver o lado negativo das pessoas. Derrubação que magôa...Segundo: Eu só falo, bem ou mal, de quem adentra pelas nossas conversas, de fininho, como nos velhos comentários, sobre as velhas tomadas de imagens do Túlio ( TV GLOBO- ANOS 70 ? ou TV TUPINIQUIM? ), na época da ditadura militar, e com quem convivemos em Pedra de Guaratiba, quando morou com o falecido Wilson Prata, em 1973.... Terceiro: eram aquelas imagens gravadas de avião, ou, de elicóptero, realizadas para enaltecer os feitos bombásticos daquele poder ultrapassado; mas sempre presente. Foram  papos livres, apenas idéias, aonde propunhamos retomar a leitura audio-visual daquele programa oficial do Sr. Amaral Netto. Fora o conteúdo ideológico, aquelas imagens eram realmente interessantes. O amigo pensa que sou lesado, mas levei este papo vivo com muita gente. O que vôces acham que eu tenho? Eu propunha uma sociedade, nesta idéia de realização daquela leitura-visual, nos espaços geográficos, urbanos e rurais. Isto, quando voltávamos de carona com o Lula ( 1995/97 ) dos Estúdios Gabinal, onde nosso irmão profissional estava trabalhando... com o Daniel Filho? E é isso.... Quarto:  naquele momento nasceu, como uma nova idéia amiga, realmente do nosso lado, ligando-nos... Na Avenida e no carro do amigo, aonde só um fino espaço de transito engarrafado fazia-nos companhia; aquele, do final do trabalho. E, sempre no final da tarde. Dali, daqueles papos, tirou para si minha fantasia de realização conjunta; com um amigo comum. E tentei isto com muita gente.... 
Quinto: um cineasta com quem realizei "cenários improvisados", em um pequeno estúdio da rua Hadock Lobo_ O Tezouro De Zapata. Uma bravata do cineasta Serginho Bernardes, com um bang-bang mexicano. E que,  ao mesmo tempo, também havia me acompanhado à Candelária ( marco político da resistência ), com seu ator "Chê Guevara"...morte do Edson Luiz.... Quinto dos infernos: coisas verdadeiras, vividas de fato. Ato oposto ao fato consumado, que se desenhou_ pelos dois_ sem minha particípação no novo filme, e uma velha idéia: Um Banco De Imagens. Por último: coisas que realizo há 37 anos, de maneira precária e sem grandes técnicas de filmagens. Mas, com uma nova postura, menos trivial, de focar a fotografia sem os grandes planos comuns ao cinemão, que já estão super-vulgarizados; com todo aparato profissional, técno e preciso..... Falta de atenção_ e muito ciumes ?_ para coisas fora do seu alcance. Por exemplo: a burrice do olho grande, no que seria... ser artista. Um problema estético, intimo e institucional, que não controlo, mas que é regra geral nesta sociedade de palermas embrutecidos. ARTES VISUAIS?
 SIM...Meu amigo é um artista e não sabe, mas a Rita adora uma personalidade escada. Me recebeu muito bem e me ajudou bastante, ela e sua familia. Depois, com a ação nefasta do 171, dancei com ela uma Valsa do Adeus. À seu pedido, ainda participei de duas mostras beneficientes de SP; mas, de graça... Espalhamos ciúmes e detectamos picaretagens; ela foi testemunha e, eu, não tenho culpa alguma no lance 171, ou, dos seus desencontros com os artistas de São Paulo por causa do Romero De Britto; já naquela época ( Basel 2005 )
Agora estou aqui , neste sabado, aproveitando a ausência de meus anfitriões para escrever este alerta máximo. Com a insistência contínua do documentarista Rodrigo Savastano, que , depois de tantos anos de ausência, insiste comigo para participar, com meus registros sobre BALÔES, de "seu novo- Longa Metragem"... O carinha é até legal, quem sabe fazemos algumas coisas juntos; mas tem que entrar o Papas (Rafael); recem chegado do Havai; tira onda o cara, e, é ético. Fundamental para mim. Como um novo Tamboro, imenso....Sobre nosso trabalho de foco sobre os Balões e os Baloeiros...É até sacanagem. Os caras, de fato, são meus amigos; mas imaginam que eu estou "avuando" na vida de risco, Q levo...Toda minha vida se esvai, e as idéias, que são nossas, acabam ficando nas mãos dos mais rápidos. Pois é. Viver nesta área, das mãos grandes, é não falar nada com ninguem, ou, então, fingir q não está sendo roubado. Eta! Solidão filha da puta! " Mas eu guardo sempre uma carta na manga"
Pastando nisto, me deparo novamente com uma nova dupla que- também- acabei juntando. Uma marchand brasileira-suiça e meu amigo oportuno, que não perde tempo....Mas e o Bom Velhinho, como é que fica? Agora temos até o O Luciano Hulk interessado em expandir seu novo Facebook e popularizar as artes visuais na TV Globo. Se o negócio é atravessar, estou à sua disposição com meus 37 anos de filmagens pela Periferia e Centro do RJ BR. Um grande portal de coisas que não está na telinha à disposição, mas, que já me levou para a Guerrilha Produções; para o documentário que estão realizando sobre o artista agitador: Hélio Oiticica. 
Desejamos um portal da cultura popular carioca ( no YOUTUBE ). CULTURA DE RUA, onde nos inserimos, desde 1956 , ao entrar para a Belas Artes e continuar ajudando o pessoal dos Independentes Do Leblon, na realização de seus carros alegóricos. Portanto, ainda em 1957, em nossa primeira" farra de calouros", no abandonado Cassino Monte Carlo . Ali, na casa aonde trabalha o "Flamenguista CALANGO", em frente à PUC RIO, realizamos a "FESTA FORMAS E CORES". Estávamos imprimindo um novo marco nas relações da classe média universitária com a população invisível; da periferia do sistema . Nós conquistamos aquele local; no papo. O Projeto de decoração era do Lídio Bandeira De Mello e sua namorada, na época, Talita. Eu, o Josias e o Durval ( o "Van Gogh  da Belas Artes", como era conhecido, na Lapa pela imprensa) realizamos, sim, a montagem daquele projeto. A primeira vez que uma Escola de Samba, se apresentava numa festa com Estudantes Universitários. Final dos Anos 50. Era a"VOSSA" Mangueira levada pelo inesquecível ALBINO PINHEIRO. E fim de "papos cascateiros", porque muitos de nós, da época, ainda estamos vivos mas fora dos registros ordinários oficiais... 
E é isto: estou querendo um parceiro de peso. Famoso já sou, no mundo PARALELO DA PERIFERIA. Agora gostaria de ter o Hulck comigo, e ser, enfim, reconduzido a televisão, depois de ter sido demitido da TV Continental...( RIO 1961 ) Mas, logo após ter parado a emissora com uma greve geral por falta de pagamento e calote geral. Isto nos anos 60... pré golpe. Sacaram? No fim, do processo, só ficamos eu e o Antônio Faya. E tem mais: tenho um projeto com a Marília Garcia ( dirigia A Casa de Criação Janete Clair ); projeto nunca realizado, por ser de Multi -Arte...e de dificil realização, naquela época. Arte acontecendo na hora ; e, não, acontecida...como minha amiga Marília dizia.
Mas agora eu tenho, horas de gravações digitais e filmagens antigas em Super 8. Clovis, Bate-bolas e tudo de Balões, de todos os tamanhos ( com as permanentes advertências das autoridades ), e, muito mais. Muita coisa  sobre capoeira ( ANGOLA e REGIONAL ). Temos Ubanda, na concha acústica da Praia da Urca; o som das "mantras"são nítidas e lindas. E, muito mais. 
Os furões oportunistas estão ai; com projetos e grana nas mãos_ fazer o que?. Para montar este material, como documentário, ou posta-lo no You Tube, já podemos contar com um ex-funcionário da Globo; o meu amigão PAPAS ( Rafael) das imagens; e, contando com seu irmão Capoeirista Babuino ( RENATO ), ainda trabalhando, no Som, da Globo. Sempre estive com os amigos da Globo; então nada à estranhar. Somente o Lula não se meche em minha direção, mas fica de olho, no "véio", porque gosta de mim e quer mesmo me ajudar; comprou dois trabalhos meus, mas suas mulheres me consideram DARK, barra pesada de pessimismo e lixo emocional...  . Mas também não temos nada para comemorar, ao contrário, quando o vejo se juntar a Rita + Araujo, transformando-se no Lula + Ficher Rohr. Não posso gostar, não é? Sou carioca verdadeiro e tenho horror a certas coisas de censuras à minha pessoa; tipo: voce só vê o lado negativo das pessoas. Cara eu sou teu amigo mesmo, vôce entende? Coisas , que no Facebook é passível até de eliminação sumária. Para alguns amigos é isso mesmo; é Q  desejam , não é? Mas me amem porque o diabo está solto; neste ano do DRAGÂO. E a Rita já tem um largo histórico com os artistas de São Paulo, por causa do seus negócios com o Romero Britto. Ciúmes. Mas o artista é "zolhudo" e carreirista como ninguem. Quero que...Não temos nada com isto; e, não estamos brigando com nínguem, apenas quero o que é "nosso", e um patrono verdadeiro; Darkí mesmo... Que bem poderia ser o Luciano; muito longe das pequenas coisinhas. Isto espero eu, que vou virar personagem de um novo documentárista ( final do seu Curso de Cinema): do Vinícios, que trabalha editando para a Guerrilha Produções, e que deseja_ FINALMENTE ALGUEM_ editar, sob minha direção, o documentario que registrei sobre BASEL_ SUIÇA; desde seu cotidiano até o carnaval de 2005, quando lá estive na ocasião da minha exposição _ Fundação Brasilea_ Basel_ Suiça .
 Hoje é sábado também, mas do Carnaval 2012. Estava escrevendo sobre esta nova dupla face. E, quem sabe o verdadeiro motivo da nova união: do artista plástico Romero de Britto, que vai ser homenageado por uma Escola De Samba, no Sambódromo, e de sua marchand Rita Rorh. Até isto.... Mas aconteceu, estava escrevendo quando fui violentamente censurado...quem ? Pelo próprio Google, talvês, porque as figuraças reunem as duas faces internacionais desta organização: os Estados Unidos... http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_dos_Estados_Unidos; e a própria Suiça. Vamos fazer uma coisa: vôces me censuraram e tudo bem. Ou preferem se expor ao rídículo passadista, das nações neo-colonialistas culturais, em um mundo  tecnológico globalizado. Vão se unir aos piratas? Não acredito, neste risco. Não seria melhor deixar transcorrer meus pensamentos inalterados; que não eram estes, evidentemente. Então vamos torcer para dar tudo certo. Sinceramente; pode ser paranóia do velho malandro "urubucervando?" Certo?  Rita e Lula? E o Romero de Britto? Dá para segurar o cara , ou ele já está se sentindo como tal. Aquele vexame, da marchand caipira internacional com seu púpilo brilhante, na Revista Caras; usando o maior patrono das artes, na Suiça, O mistar Bayller. Pensam que é implicância minha, não é?

NÃO SERIA SE FOSSE DE OUTRA FORMA
NA "PANTAGÔNIA", POR EXEMPLO

Pois está bem, só vou lembrar a entrevista do falecido artista plástico, marchand e colecionador, Newton De Sá. No final dos anos 60, no Correio Da Manhã, para a jornalista e intelectual, Ana Arruda. Quando os dois criticavam, duramente, os rumos "neo- apressadinhos" e oportunistas, ordinários mesmo , que as nossas Escolas de Samba estavam tomando. Por enquanto vou ficar por aqui, porque não tenho como brigar esta briga de ocupação cultural, extra muros. Mas,quando voltar,  veremos. Será mais um caso de forçar barras , como foi o do Mister Beyeler_ http://www.fondationbeyeler.ch/ _ e nossos protagonistas culturais brasileiros, dando as caras, na Revista Caras...? Espero que não. E o Vick Vá Por Ub, anda sumido? AZ 
 AL ZALU, o Mouro. RJ BR 2012


Porque não abre? Entre em Aloysio Zaluar , abra em Capoeirar e Procure escondido, que eu estou lá...

Mas cuidado não clique aqui 
porque não volta. OK?
AGORA ESTÁ VOLTANDO
E, NA BRONCA
http://brasileaexhibition.blogspot.com/

AL ZALU O MOURO
CAGO E ANDO

http://cagoteando.blogspot.com/

PROCURE ISTO TAMBEM
PORQUE EXISTE CENSURA
E MUITAS COISAS MAIS

ESTAS VENDO "AMIGÂO",  AONDE ME COLOCASTE?
É isto né? O Poder
Então, "zéfinit" com amizade. Dupla mão. Tchau.
AZ RJ BR 10/2/2012





Mestre Muca foi quem batizou o Bom Velhinho, e escolheu este apelido na Roda da Malta da Gávea - Rio, 1997 (PUC - LOTDP)




Muca - Zequinha - Lucas e crianças do Parque da Cidade.
Mestre Muca Ogam da Umbanda Carioca. Saudades .



Buraco Negro
Umas das maiores armações perpetuadas contra minha pessoa, veio hoje ( 23/ 3/ 2012), um dia após ter inaugurado minha Exposição no Espaço Ernani Arte e Cultura... Ao estar, me comunicando, com amigos que lá estiveram presentes; quando fui tirado do ar. É a segunda vez que isto me acontece. Agora, novamente, e com pretexto infamante: estar usando pessoas, que não conheço, para promover o meu nome. Daonde vem isto: do meu provedor, de gaiatos enciumados, ou , apenas, censuras do próprio Facebook? Porque isto que não acontece com ninguem indagado? Então vou fazer o seguinte, já que minha expo ainda vai do dia 23 (hoje) até o dia 5 de Abril; e o dono do espaço me pediu para me comunicar com as pessôas. Fiquei totalmente atônito e a pé. Estranho, eles saberem melhor do que eu, quem devo conhecer ou não? Coisas de capoeiras, não poderia ser ?!?!? Querem críticas? 
Estava disposto a comemorar o sucesso da expo, mas vou à merda...é melhor assim. E não vou agregar mais ninguem ao meu Facebook. Fui suspenço por 14 dias; tempo necessário para tapar o barulho de minha proposta de trabalho, porque não vou poder falar mais com ninguem; pelo facebook. Já que fiquei mudo, e novamente deprimido, pretendo sair do Rio de Janeiro para mergulhar num longo texto curtindo minha aposentadoria de velhinho. Quem foi o cínico que alegou me desconhecer, a ponto de me tirar do ar? O face, não sabe nada do mundo em que vivo; nem eu, pelo visto. O face está se fechando para mim, mas aberto para aqueles zolhudos do meio artistico, que não aceitam minha presença. Agora machucou mesmo, e peço à todos os amigos, que me ajudem; me livrando deste mal...
Mas, que a aza do Dragão, levem- nos ( invejosos infieis ) para o meio dos infernos. Aguardo, com muito amor em meu coração fendido. Aos 74 anos estas artimanhas do poder corrupto, ainda acontecem comigo. Preferem que eu retome: O LIVRO NEGRO DO AL ZALU ?!?!?!? Me matar, não vão, mas me machucaram muito.....
 Vou ficar com meus blogs, e este CAPOEIRAR que peço ser divulgado e linkado por todos os meus verdadeiros parceiros de vida. Nesta altura, se ainda os tenho; porque os caras correm muito. Mas pôrra, estava tão feliz.... 
AZ RJ BR 23/3/2012
Mestre Camaleão é um velho amigo. Hoje vive em Paris. Mestre Poeira (no centro da foto) foi Mestre do Muca e do Urubu – grande figura não tem seu reconhecimento registrado em negrito. Salve Poeira e a nossa vida de militante de esquerda.





HOMENAGEM AO CABOCLINHO:

Egum chegou no Jongo. À meia-noite me despedi da casa do pai. Com a expo “Porre Certo”, todo meu coração aguardou o espírito do silêncio – Rio de Janeiro 1981. O “beco”, do meu passado, foi iluminado pela “leitura”. Manoel Antonio de Almeida. Aluízio de Azevedo. Lima Barreto. E o “primo”: Raul Pederneiras + o X de AZ. O breve...

Mestre Caboclinho chegou no Meia Lua de Compasso: Brincadeira Carioca e deu uma aula de percussão. Sua última morada, sua imagem, me acompanhou desde 1962, no antigo CPC da UNE. Alabê do tambor e Ogam do Candomblé, morreu puro e duro, mas foi recebido pelo cantar dos passarinhos. Gravou com Elizeth Cardoso, Orlando Silva, Gal Costa, Milton Nascimento, Jorge Bem e muitos outros. Partiu esquecido, retornando ao anonimato de seus ancestrais eternamente vivos... Rio AZ 2006



Não adianta, até na India tem rítimo e carnaval para o Caboclinho:

             http://www.youtube.com/watch?v=tlxEPBoPaGU




                                  
                    


TÍTULO DE REPORTAGEM
Um Mascarado Desvenda A Bienal ( Primeira e única, infelizmente, Bienal Latino Americana de Arte ) E Todo O Circuito De Arte. JB RJ BR Sexta Feira 1/12/2912 Titulo de capa, com página inteira, Caderno B __ Cita "Arte de Periferia" __ "O Clovis Vem Ai!"

De AZ, para o mundinho: Coloca-se o Indio como esperança, enquanto Turuna anda pelos Labiríntos de Brasilia com seu gravador....Mais: "Do sangue das minhas veis a América se Nutre, Condor que transformara-se em Abutre, AVE DA ESCRAVIDÀO

Há fofocas no ar; até hoje, nos registros críticos de arte... Uma fofoca folgada: o crítico Pierre Restany classifica a Bienal _LADA Como NADA_
"Olhem só Q merda, e eu estava lá"_ "Uma maravilha de demagogia", mandou o falecido... Em resposta ao seu: Manifesto Naturalista; voltado para a região amazônica e consagrado por nossos críticos bananas (Ignorando o Museu Goeldi do Pará), mandei esta de Macaco Prego; na parede. "Gostaria de caitituar: "Visite a Amazônia antes que ela acabe"



Nenhum comentário: